Não é Maldade, o nome disso é CIDADANIA



A matéria postada nesse blog sobre a merenda distribuída na creche em um dos seus dias de funcionamento está causando muita polêmica na cidade. Algumas pessoas "bem informadas" da cidade estão querendo distorcer o propósito verdadeiro da postagem, falando e tentando, mais uma vez, maquiar o que foi dito na matéria do blog. Uma das pessoas "bem informadas" da cidade chegou a dizer que a postagem era de "cunho maldoso". Pergunto a vocês, desde quando falar algo que aconteceu é maldade? Que eu saiba é no mínimo comentar um fato verdadeiro, e no máximo papel de todos os cidadãos e cidadãs que fazem parte de um Estado (do latim status,us: modo de estar, situação, condição), segundo o Dicionário Houaiss é datada do século XIII e designa "conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público etc.) que controlam e administram uma nação";

E pra quem achar que exercer sua cidadania é maldade, aí vai o significado que você pode encontrar completo aqui http://migre.me/4Fql6

O que é Cidadania?

Em direito, cidadania é a condição da pessoa natural que, como membro de um Estado, se acha no gozo dos direitos que lhe permitem participar da vida política. A cidadania é, portanto, o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).A nacionalidade é presuposto da cidadania - ser nacional de um Estado é condição primordial para o exercício dos direitos políticos. Entretanto, se todo cidadão é nacional de um Estado, nem todo nacional é cidadão - os indivíduos que não estejam investidos de direitos políticos podem ser nacionais de um Estado sem serem cidadãos. Os direitos políticos são regulados no Brasil pela Constituição Federal em seu art. 14, que estabelece como princípio da participação na vida política nacional o sufrágio universal*.

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/475324-que-%C3%A9-cidadania/#ixzz1NkF8rdfe


Então meus amigos, pergunto a vocês: a matéria postada nesse blog que vocês pode ler aqui http://migre.me/4FpN3 é de cunho maldoso ou estou apenas exercendo um direito meu previsto em Constituição Federal, lei maior que rege esse Estado chamado Brasil?

Será que exercer cidadania DIRETAMENTE é apenas uma ação praticada obrigatoriamente por nós a cada 2 anos nos pleitos políticos? Ou é um ato em que NÓS CIDADÃOS (ÃS) desse estado devemos praticar diariamente?

Como o próprio significado de cidadania exposto acima revela, só não pode gozar dos direitos da cidadania os indivíduos que não estejam investidos dos direitos políticos, esse não é meu caso, pois só se perde os direitos políticos quando se comete um crime e essa cidadã aqui é idônea e paga seus impostos, ou seja, está em dia com o Estado. Vocês podem ler maiores detalhes sobre Perda ou Suspensão de direitos políticos aqui http://migre.me/4FqCs

O que mais me parece aqui, é uma tentativa de querer calar os cidadãos (ãs) de falar (até proibir de acessaram este blog de uma das instituições públicas daqui de Janduís fizeram). Que eu saiba o Regime de Ditadura Militar nesse Estado já se foi há muitos anos e com ele a CENSURA. Somos uma DEMOCRACIA (que significa analisando a palavra DEMO=Povo CRACIA=Governo), ou seja, governo em que o povo participa, é uma das coisas que os professores como eu tentam ensinar nas nossas escolas para os nossos alunos, ser cidadão atuante, que não seja mais um a compor a "massa de manobra" que é manobrada pelos políticos no pleito eleitoral a cada 2 anos, e pelo que vejo claramente é que a maioria da nossa população é manobrada diariamente.

Então minha gente, a matéria é de cunho maldoso? Eu mesma respondo: NÃO. É exercício da cidadania, um direito meu, seu e de todos nós!

A maioria dos políticos adora que a educação não funcione, que o povo fique alienado, mas nós professores(as)/cidadãos(ãs) ainda fazemos nossa parte, mesmo ganhando muito pouco.

Abaixo a ditadura, a maquiagem, a alienação e a censura. EXERÇA SUA CIDADANIA, É UM DIREITO SEU!

3 comentários:

  1. Admiro a sua postura diante do cinismo político de Janduís.

    ResponderExcluir
  2. vc está de parabéns Santelma, precisamos de pessoas assim pra poder desmascarar o que está ocorrendo nos bastidores, eles sempre vão tentar nos impedir mas nunva vamos desistir, essa é a nossa função, infelizmente a maioria das pessoas ainda estão enganadas quanto a essas pessoas que as ficam iludindo, mas as coisas estão mudando e é nosso dever mostrar uma opinião crítica. e também não preciso esconder meu nome como muitos fizeram no meu blog. não tenho medo dessas ameaças, não devo a nenhum desses políticos, pelo contrário, eles é que nos devem e muito. portanto vc está de parabéns, continue sempre assim...

    ResponderExcluir
  3. Em uma cidade em que desde cedo é ensinado a Lei do Silêncio, meus parabéns, pela coragem e ousadia em opiniar sem maldade politiqueira, da pessima qualidade da merenda escolar. Não é a toa q um dos lemas da ditadura era "AMEI-O OU DEIXE-O", lema muito oportuno para os dias de DEMOCRACIA nas cidades em que famílias tomam conta do poder politico, se acham os donos e fazem os demandos que o status lhe convém...
    Onde professores omissos de seu papel, se tornam lagartixas por conviniência ou desejarem previlêngios estão sempre balançando a cabeça,se calam, baixam a cabeça, consentem o q ocorrem nos bastidores da escolas que certamente atingirá toda a sociedade de Janduís.

    ResponderExcluir