CNE aprova Jornada Nacional para a educação avançar

20/06/11

Por: CNTE, em 17 de junho de 2011

A CNTE iniciará no dia 6 de julho– como parte das atividades do dia nacional de luta da CUT – uma jornada nacional pela implementação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) associado à carreira e pela aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). A proposta foi aprovada em reunião do Conselho Nacional de Entidades (CNE) nesta sexta-feira em Brasília. O lançamento da Jornada Nacional com mobilizações e paralisação dos estados e municípios marca o calendário de atividades a serem desenvolvidas pela entidade no segundo semestre.

Os sindicatos deverão organizar paralisações com manifestações e atos públicos no dia 6 de julho, reforçando a atual pauta de luta da Confederação: implementar o PSPN aplicado à carreira em todos os estados e municípios brasileiros e aprovar o PNE, contemplando os interesses da classe trabalhadora e da sociedade.

Essa foi a primeira reunião do Conselho Nacional de Entidades após o STF ter julgado a Lei do Piso constitucional. Os representantes das entidades apresentaram as dificuldades enfrentadas em seus estados para garantir o cumprimento da lei, uma vez que os gestores estão protelando o pagamento do valor do piso como vencimento inicial de carreira, sob a alegação de que não saiu o acórdão do STF.
Para a CNTE o valor do piso é R$ 1597,87

O presidente das CNTE, Roberto Leão, disse que é preciso continuar a luta política pela implementação do piso e, para tanto, será deflagrada uma campanha nacional no mês de agosto com esse objetivo. Leão reforçou que a CNTE orienta as suas entidades filiadas que lutam pela implantação do PSPN, que o processo de negociação com os governos inicie com o valor defendido pela Confederação, que é de R$ 1.597,87 como vencimento inicial na carreira.

A CNTE também reivindica o cumprimento integral da lei com 1/3 da jornada destinada para a hora atividade. O valor do Piso deve ser aplicado para as jornadas de trabalho que estão instituídas nos planos de carreira de estados e municípios.

CNTE, 17/06/11)

Um comentário:

  1. Ao Rei Salomão
    Sou filho de Janduis, fico abismado como o REI faz politica: 1 - de chico tampa foi vice(sempre sabendo que ele era corrupto), 2 - Postou varias materias dizendo que Raimundo do sindicato era corruputo, chorão, dizendo que o sindicato precisava de uma investigação e tudo mais (Quem mudou?); 3 - Sempre deixou claro o amor por ZB, inclusive deixando claro que somente ele servia para ser vice. Sr. será q REI, ta precisando de um psiquiatra? ou ele acha q o povo de Janduis é besta!
    Sem palavra.

    ResponderExcluir