Ê ÔÔU VIDA DE GADO...



...POVO MARCADO Ê, "POVO FELIZ" (Será?)

Começo minha nova postagem com a frase da música de Zé Ramalho (Admirável Gado Novo). Essa música me fazem lembrar das minhas aulas de História do Brasil quando estudávamos sobre Coronelismo e nesse assunto sempre aparecia um tópico chamado CURRAL ELEITORAL.

Curral eleitoral é uma expressão utilizada por historiadores brasileiros na República Velha que indicava uma região onde um político possuía grande influência, é bastante conhecido ou onde é muito bem votado.
A origem da expressão vem do tempo em que o voto era aberto no Brasil. Assim, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais. Nesses locais o coronel oferecia ao eleitor trabalho, dinheiro, moradia, para votar em seu candidato.


Vejo ainda hoje muita gente se prestando a esse papel, gente que troca seu voto por empregos de cargos comissionados e que não tem nenhuma qualificação para estar a frente de tais cargos públicos. Gente que por temor ou por pura bajulação e conveniência, desrespeitam as pessoas e a sociedade. E quando aparecem pessoas que têm um olhar crítico frente a assuntos como política, cultura e sociedade no geral e que expressam seus pontos de vista, elas acabam incomodando tais capachos e seus capatazes, pois as mesma não têm vendas nos olhos e sabem enxergar o mundo a sua volta.

Só digo uma coisa, quem nasceu para ser Gado Marcado à Ferro que coloque "seus coros" para queimar, porque nesse CURRAL ELEITORAL CORONELISTA de Janduís existem muitas novilhas desgarradas e espertas, existe um ADMIRÁVEL GADO NOVO que sabe o que é Democracia, Política, Ditadura e sabe usar o Senso Crítico. Ê VIDA DE GADO!

2 comentários:

  1. Agora nós somos o admirável gado novo, aquele que não se prende as coisas mesquinhas e fúteis da vida, aquele gado que luta pelo todo e não somente para si, aquele gado que para ter um bom resídio não precisa vender seu pensamento. Viva ao novo Gado, aquele que não vai ficar preso ao curral eleitoral!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Santelma pela matéria. Nunva devemos nos calar diante desses absurdos, eles agora sabem que daqui pra frente a coisa é outra, vão ser cobrados sim, doa a quem doer, esse é nosso dever. se errar estamos na cola pra mostrar a verdade. obg pela força, unidos somos mais fortes. PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir