MANGA com LEITE pode ser? PODE SIM!



Qual a diferença em saber criticar com fundamentação e criticar sem saber do que trata determinado assunto ou mesmo querer distorcer fatos e opiniões?

Veja o que diz a Wikipédia (enciclopédia virtual) sobre SENSO COMUM E SENSO CRÍTICO:

O senso comum está cercado de opiniões não conclusivas, não fundamentadas e isso podemos observar facilmente ocorrer em nosso cotidiano. Segundo o Dicionário Virtual Priberam, o conceito de senso comum é a “faculdade que a generalidade dos homens possui de raciocinar com acerto”, e o senso crítico como “faculdade de apreciar e julgar com ponderação e inteligência”.

Por essas concepções, já podemos observar que existe relação entre eles: enquanto no senso comum, eu raciocino com a possibilidade de acertar, no senso crítico eu sou mais analítico, ponderado e utilizo de raciocínio inteligente para chegar a uma conclusão. No senso comum, eu não preciso me submeter a uma experiência para chegar a conclusão de algo, mas sim, suposições.


Ou seja, no Senso Comum que a maioria das pessoas está praticando a quase todo momento, especula-se sobre determinado assunto, e na maioria das vezes sem fundamentação, com intuito de querer que sua opinião sem fundamento ou fomentação esteja CERTA. Já o Senso Crítico trata de opinar sobre determinado assunto de maneira fundamentada e fomentada, não se baseando em especulações (fofocas, comentários, disse-me-disse), sem tomar partido por A ou B e fazendo uma crítica inteligente.

Para a maioria das pessoas a palavra CRÍTICA já soa negativamente (já por fazerem o julgamento com senso comum), mas o que a maioria não sabe é que as pessoas que têm capacidade de criticar inteligentemente e de forma ética podem estar fazendo uma crítica construtiva, aquela em que se apontam os erros de maneira fundamentada e não baseado em especulações. E essa crítica pode ser usada como ponto de partida para perceber determinados erros e daí tentar melhorá-los. No entanto, são poucas as pessoas que têm essa capacidade de usar o seu Senso Crítico. “Pra que ir atrás de saber se é verdade? Se tem fundamento? Tá todo mundo falando que é assim mesmo!” usar o Senso Comum para a maioria é algo bem mais fácil. Ser inteligente e se esforçar para criticar ou especular algo de forma fundamentada não é pra qualquer pessoa! E geralmente as pessoas que têm essa capacidade de usar o Senso Crítico dentro de uma determinada sociedade acabam aparecendo para aqueles que só usam o seu pobre Senso Comum como sendo pessoas que querem aparecer, fazer acontecer...

Culpa dos meus pais (graças a Deus) que me ensinaram que estudar é o caminho! E esforço notório dos que não jogam fora as suas ricas inteligências com bobagens e nem buscam se ancorar a pessoas vazias, sem conteúdo, egoístas e que querem que a grande maioria continue burra e só usando o Senso Comum para avaliar o que acontece na sociedade.

Se eu sei te criticar e você não gosta... fazer o que né?! Ser inteligente e ter criticidade aguçada é algo que sua mesquinharia peculiar não irá tirar de mim nunca! Por isso que adoro vitamina de maga com leite, porque acreditar em algo colocado pela elite oligárquica brasileira no tempo da escravatura, só para os escravos não tomarem o leite que era caro na época, fica pra quem não tem poder de ir buscar fundamentação e será sempre dominado por quem diz ter poder nessa sociedade!

Um comentário:

  1. As pessoa que usam o censo comum fazem isso por acharem mais fácil se comportar como Marias, indo sempre com as outras, porque isso lhes traz alguma pouco beneficio. Isso é estupidez, o melhor da vida é defender sua opinião e não a dos outros. É preciso saber pelo o que e por quem se luta para que depois você não acabe como um Zero que fica sempre a esquerda.

    ResponderExcluir